INIMIGOS PÚBLICOS

Um dos filmes mais esperados de 2009, ao menos na minha concepção, reúne o diretor Michael Mann [dos viscerais Miami Vice, Colateral e Fogo Contra Fogo] e os astros Johnny Depp [Piratas do Caribe] e Christian Bale [o Batman e John Connor atuais].

Inimigos Públicos conta a história de John Dillinger [Depp], bandido que, junto com sua gangue botou medo e admiração por onde passou durante a Depressão dos EUA, nos anos 30. Medo nos banqueiros e bancários porque ele só roubava bancos. E admiração porque a população culpava justamente os bancos pela grande Depressão.

Para pegá-lo, surge o incansável Melvin Purves [Bale].

Tal caçada deu tanto trabalho que, ao seu final, o FBI fora criado para que tais crimes não mais acontecessem.

Inimigos Públicos agora ganhou um site que, segundo o Cinema em Cena, contém imagens e idéias do diretor Michael Mann, uma mini-biografia de Dillinger, mapas interativos que mostram os principais pontos de roubos e escapes do protagonista mafioso e também imagens do filme, videos e downloads. Quer ver?

Clique aqui.

Agora um parêntese: quando a notícia de que Michael Mann iria filmar Inimigos Públicos surgiu, já com Johnny Depp e Christian Bale nos papeis principais [em 2004, quando Mann se interessou – ao menos publicamente – pelo projeto quem iria interpretar Dillinger era Leonardo DiCaprio] eu imaginava algo como um conflito de interpretações, com ligeira vantagem para o prestígio que Depp goza ultimamente. Porém, Bale não ficava atrás, já que logo após Batman Begins, todo mundo queria trabalhar com ele: Christopher Nolan, seu diretor em Batman repetiu a parceria em O Grande Truque, com a adesão de Hugh Jackman; Os Indomáveis, dirigido por James Mangold e co-estrelado por Russell Crowe; Exterminador do Futuro 4 – com planos para uma nova trilogia, afinal ele havia assinado para protagonizar três filmes; Killing Pablo, que contaria a história da caçada ao traficante Pablo Escobar, a ser dirigido por Joe Carnahan e com a idéia de terem ainda Javier Bardem encarnando o próprio Pablo, mas ele já pulou fora da produção.


























Enfim, Bale estava muito bem na foto e eu tinha certeza de que ele dividiria de igual para igual os créditos no cartaz de Inimigos Públicos. Mas eis que caiu na net um vídeo em que o ator galês vocifera contra o técnico de iluminação [além do produtor e do diretor] de Exterminador do Futuro: A Salvação por uns quatro minutos. Foi o suficiente para Bale ver sua carreira ir por água abaixo.

Agora seu nome no cartaz de Inimigos Públicos só vem depois do nome do filme, dividiu os créditos de Exterminador 4 com o novato anteriormente desconhecido Sam Worthington e há até rumores dele ser substituído pelo próprio Worthington nas próximas ‘aventuras’ no futuro idealizado por James Cameron. Pior: falam até que ele só voltará a ser o Batman porque já havia assinado para três filmes – se bem que, se Christopher Nolan não voltar, a Warner considera o interminável Zack Snyder para substitui-lo. Aí sim, Bale teria pago todos os seus pecado e, com toda certeza, se pudesse, voltaria no tempo e jamais soltaria os cachorros em cima do técnico de iluminação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN ROCHE COMO LARA CROFT

A ARTE DE JOSÉ LUIS GARCÍA-LÓPEZ

ME SENTINDO COMO VAL KILMER - 2