PALESTRAS, 4 MUNDO, OS F.E.D.E.R.A.L. E O VAL TAMBÉM POR LÁ!

No último dia 30, houve o pré-encerramento de um mega evento que movimentou a cidade de Londrina, no mês de maio. Eloyr Pacheco, do site Bigorna.net, juntamente com o SESC da cidade, bolaram alguns esquemas para descobrir talentos escondidos na cidade e região. O resultado foi muito positivo - e isso o próprio Eloyr alega - e, o que é melhor, além de colocar Londrina no mapa dos quadrinhos nacionais, trouxe para cá algumas feras das HQs. Ah, sim, eu também pude aproveitar para oficializar o lançamento de Val # 2, heh! Bem, não foi um lançamento propriamente dito, mas pra mim foi, pois pude levar alguns exemplares por lá e já divulgá-lo em primeira mão.

Laudo, Leonardo Melo e Will, três grandes artistas dos nossos quadrinhos, representaram o evento que está tomando um enorme corpo, chamado 4 Mundo. Eles falaram sobre como é o processo de suas criações, sua ocupações, os planos para o futuro e também deram muitas estatísticas acerca do movimento que os quadrinhistas nacionais estão fomentando e que consequentemente faz do 4 Mundo uma ferramenta essencial.

Muitas vezes, a gente não tem noção do tamanho que as coisas estão; por exemplo, geralmente, com a correria do dia-a-dia e a crescente falta de tempo para as pessoas se encontrarem pessoalmente, sobrando apenas MSN's da vida para contato, nós perdemos a noção das coisas. Com essa palestra e as fotos mostradas, percebemos que, como diria nosso presidente, "nunca, em toda a história desse país, se produziu tanto quadrinho com qualidade profissional artística e gráfica". É verdade! Tem muita coisa boa saindo e muitas vezes, nem nos damos conta que isso está acontecendo. Como remediar isso? Não tenho a mínima idéia, mas o fato é que tem muito material de qualildade aparecendo por todos os lados.

Inclusive ali mesmo, na própria palestra com os caras do 4 Mundo, da qual Anderson Cossa e eu participamos e tivemos a honra de ficar ao lado de Laudo, Leonardo e Will (como você pode conferir nas fotos lá abaixo) e devemos agradecer imensamente ao Eloyr, Humberto Yashima e também ao Will pelo convite em que permanecêssemos por ali, havia muita coisa interessante e de alto nível sendo divulgada.
Um dos materiais era justamente o DEU NISSO?! um fanzine do curso de produção de HQs que o Eloyr ministrou no SESC. Dali surgiram já algumas histórias como a Amigo Anônimo, de Leandro Canesin Garcia, uma história ainda em estado bruto, mas com o refinamento da experiência, fará do garoto um excelente quadrinhista. Promete!

Também um convidado especial apareceu por lá, com zine próprio, o PSICO-PATO. Fí é o nome do homem! Com um estilo próprio e muito sadismo, Fí sabe contar uma boa história e prende bem o leitor. Ele também é responsável pela capa e HQ de abertura de Deu Nisso?!, numa trama que bem poderia ser o piloto de um desenho animado estilo Os Simpsons.

SIDERALMAN, de Will, também chegou em minhas mãos, já que o criador do personagem o divulgou por lá e pudemos efetuar uma troca com o Val # 2. Muito bom, também! Sideralman é um personagem bastante interessante e sei que muita gente me chamará de exagerado, mas a origem do personagem me lembrou a do Dr. Manhattan, de Watchmen. Há também outras participações, como a de Bucha, criação de Samuel Bono, o homem do chicote, Escorpião de Prata, de Eloyr Pacheco entre outros. Há também ilustras de outras feras dos quadrinhos, que fecham muito bem a edição.

Também tivemos acesso ao Manifesto 4 Mundo, que esmiuça o movimento e de certa forma o oficializa. Cadu Simões assina o texto principal e mostra porque tal fomento deu tão certo; é algo sério e fincado em pilares de sustentação.

E pra finalizar, um zine em formato A6, capa p/b e muito provavelmente passaria desapercebido por um leitor interessado apenas em capa colorida. FANZINERIA, de Carlos Nascimento - não, não é o apresentador do SBT Brasil - tem uma das melhores HQs curtas que já li: A GAROTA QUE NÃO RECONHECEU O AMOR! é excelente do início ao fim. É uma pequena pérola, mas mostra muito bem como o artista domina sua obra, sem cair de nível. Ponto para Carlos Nascimento, que prova há sim bons roteiristas no Brasil. Basta procurar!

Abraço, baby!!




Humberto Yashima, Anderson Cossa e Vagner conversam, enquanto Leonardo Melo (sentado à esquerda) confere os últimos esquemas para começar a palestra).


Anderson Cossa, Vagner, Will, Leonardo Melo e Laudo falando um pouco de sua trajetória como quadrinhistas.
A palestra já a toda, com diversos slides, dados e estatísticas.
Ao final do bate-papo, a conversa continuou num tom mais informal.

Humberto Yashima, Will, Vagner e Anderson conversam perto das revistas do 4 Mundo.
Confira outras fotos e pontos de vista diferentes no blog do Anderson Cossa e também no portal, Bigorna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE DE JOSÉ LUIS GARCÍA-LÓPEZ

ELLEN ROCHE COMO LARA CROFT

ME SENTINDO COMO VAL KILMER - 2